BLOG

Dra. Tatiane
Watanabe

A pele é muito mais que uma barreira de proteção, é o nosso cartão de visitas.

Entre Em Contato Pelo WhatsApp

Dermatite Atópica: O que é e como tratar

Dermatite Atópica: O que é e como tratar

Existem vários tipos de alergias e uma das mais comuns é a dermatite atópica ou eczema. Ela se caracteriza por uma inflamação da pele causando desconfortos como coceira, por exemplo, e se manifesta em pessoas de todas as idades, mas é mais frequente em crianças de até cinco anos. Qualquer indivíduo que tenha algum tipo de alergia pode vir a desenvolvê-la, é comum ocorrer, por exemplo, em pessoas com rinite alérgica ou asma.

No bebê, ela se manifesta em áreas como rosto, bochechas e pescoço, podendo atingir também as dobrinhas das pernas e braços. É muito comum ocorrer a partir dos dois meses de idade, não se preocupe.

Essa não é uma doença contagiosa, mas deve ser tratada, pois os sintomas podem ser intensos e desconfortáveis. Uma alergia é a reação do sistema imunológico a algum agente externo, se não tratada pode se tornar crônica, agravando as lesões e até causando feridas.

As lesões podem surgir atrás dos joelhos e na frente dos cotovelos, a qualquer momento, sem um fator específico desencadeador.

 

5 principais sintomas da dermatite atópica

  • Lesões avermelhadas na pele;
  • Coceira intensa, podendo piorar com o suor;
  • Descamação que pode evoluir para formação de crostas;
  • Formação de bolhas que podem evoluir para feridas;
  • Inchaços localizados.

 

Como diagnosticar?

A dermatite atópica pode ser diagnosticada através dos seus sintomas e frequência. O diagnóstico é clínico, o médico observará os locais afetados, conversará com os pais e com base no seu relato, histórico familiar e evolução sintomática, indicará o melhor tratamento.

 

Tratamento

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para apaziguar os sintomas, como evitar roupas com tecidos sintéticos e lãs e dar preferência a roupas de algodão pode prevenir que os eles apareçam. Muito importante e indicado tanto em bebês como em adultos, é a constante hidratação da pele com cremes e loções, pois evitam o ressecamento.

Evitar banhos quentes demorados e usar sabonetes suaves, controlar a temperatura do ambiente, evitar locais com muita poeira ou pelos de animais, bichos de pelúcia, alimentos e outros fatores que possam desencadear alergias.

O tratamento medicamentoso também pode ser indicado pela sua médica, neste caso, o uso de anti-histamínicos, remédios à base de corticoides, que podem amenizar os sinais ou ainda imunossupressores, estes agem adequando o sistema imunológico para que ele não reaja. Apenas em casos de dermatite atópica crônica, são indicados medicamentos, então tomando todos os cuidados, pode ser que não precise utilizar.

É importante o acompanhamento médico no uso de corticoides, pois eles podem desencadear complicações sérias Lembre-se sempre de hidratar a pele ao observar ressecamentos, pois a simples hidratação adequada pode evitar seu aparecimento.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como dermatologista em Criciúma!

Blog

Recentes

Entre Em Contato Pelo WhatsApp

Contato

Entre Em Contato

Estamos localizados na área central de Criciúma, próximo ao Hospital São José, em local de fácil acesso, no Edifício Millenium Saúde Center. Há diversos estacionamentos disponíveis nas proximidades do edifício.

Nosso consultório está equipado para o diagnóstico e manejo de patologias da pele, dos cabelos e das unhas, bem como para realização de tratamentos que objetivam a melhora da qualidade da pele e da autoestima dos pacientes.

* Campos Obrigatórios

Top